
PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA BATISTA EM RIO VERDE
JUBILEU DE DIAMANTE – (1962-2022)
PACTO DAS IGREJAS BATISTAS (Bíblia do Jubileu de Ouro - páginas 23 e 24)
Tendo sido levados pelo Espírito Santo a aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, e batizados, sob profissão de fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, decidimo-nos, unânimes, como um corpo em Cristo, firmar, solene e alegremente, na presença de Deus e desta congregação, o seguinte pacto:
“Comprometemo-nos a, auxiliados pelo Espírito Santo, andar sempre unidos no amor cristão; trabalhar para que esta Igreja cresça no conhecimento da Palavra, na santidade, no conforto mútuo e na espiritualidade; manter os seus cultos, suas doutrinas, suas ordenanças e sua disciplina; contribuir liberalmente para o sustento do ministério, para as despesas da Igreja, para o auxílio dos pobres e para a propaganda do Evangelho em todas as nações.
Comprometemo-nos, também, a manter uma devoção particular; a evitar e condenar todos os vícios; a educar religiosamente nossos filhos; a procurar a salvação de todo o mundo, a começar dos nossos parentes, amigos e conhecidos; a serem corretos em nossas transações, fiéis em nossos compromissos, exemplares em nossa conduta e ser diligentes nos trabalhos seculares; evitar a detração, a difamação e a ira, sempre e em tudo visando à expansão do Reino do nosso Salvador.
Além disso, comprometemo-nos a ter cuidado uns dos outros; a lembrarmo-nos uns dos outros nas orações; ajudar mutuamente nas enfermidades e necessidades; cultivar relações francas e a delicadeza no trato; estar prontos a perdoar as ofensas, buscando, quando possível, a paz com todos os homens.
Finalmente, nos comprometemos a, quando sairmos desta localidade para outra, nos unirmos a uma outra Igreja da mesma fé e ordem, em que possamos observar os princípios da Palavra de Deus e o espírito deste pacto.
O Senhor nos abençoe e nos proteja para que sejamos fiéis e sinceros até a morte.”
OS BATISTAS EM RIO VERDE (Bíblia do Jubileu de Ouro - páginas 29 a 32)
A Junta Americana de Richmond, nos Estados Unidos, e a Junta de Missões Brasileiras tinham plano de abrir congregações no Sudoeste goiano. A partir dessa motivação, eles abriram duas congregações: uma na cidade de Rio Verde, outra em Jataí, ambas sob a direção do pastor Daniel Bruk.
O pastor Silas Brito Lopes era o presidente da Junta da Convenção Brasileira e João Duduch era o pastor da Igreja Batista no Setor Vila Nova, Goiânia, e também correspondente do campo. O pastor Daniel Bruk era missionário. Esses pastores orientavam as duas congregações do Sudoeste.
A Congregação Batista em Rio Verde teve sua fundação em 18 de setembro de 1959 em seu salão de cultos à Rua Rui Barbosa n° 20, Centro, esquina com a Rua Nizo Jayme. Presentes à cerimônia estavam os Pastores Silas de Brito Lopes, Daniel Burt e João Duduch, além do Pastor José Carlos Crespo, pastor da congregação. A Congregação Batista em Rio Verde ficou sob a égide da Igreja Batista de Vila Nova, em Goiânia. Foram seus membros fundadores: Pr. José Carlos Crespo, Eva Bezerra dos Santos, Ednalva Bezerra dos Santos, Eliú Carlos dos Santos, Eli Carlos dos Santos, Dr. Vanderlaan J. Álvares, Dunny Mir Álvares, Noélia Souza Campos, Ester Costa, Idineth Assis Machado, Custódio de Souza Barboza, Ancelina Pereira Barbosa, Antônio Pereira de Souza, Isoudina Maria de Souza, Divalda Ferreira de Souza, Odete Ferreira Rosa, Maria Rodrigues da Silva, Ovídio Luiz Campos, num total de 18 membros.
A Congregação Batista em Jataí tornou-se Primeira Igreja Batista em Jataí em 02 de julho de 1961. Nessa ocasião, os membros da Congregação Batista em Rio Verde transferiram suas cartas de membros para a nova Igreja, localizada em nossa região e que era pastoreada pelo Pastor Tito de Assis Ribeiro.
Aos 5 dias do mês de janeiro de 1962, às 19h30, no salão de cultos da Congregação Batista de Rio Verde, à Rua Coronel Vaiano n° 25, esquina com a Rua Costa Gomes, Centro, ocorreu a organização da Congregação em Igreja. O concílio para organização da nova Igreja ficou assim constituído: Presidente: Pastor Tito de Assis Ribeiro; Secretário: Pastor João Duduch; Oração Consagratória: Pastor Daniel Burt; Entrega da Bíblia: Seminarista Deusiano Joaquim da Silva; Orador: Pastor Carlos Crespo. Em seu primeiro sermão na nova Igreja, o Pastor Carlos Crespo falou sobre a igreja ideal: A igreja ideal tem um padrão – Cristo; a Igreja ideal tem uma missão – pregar a mensagem salvadora de Cristo; a Igreja ideal tem um código para seguir – o Novo Testamento.
Foram declarados membros fundadores da Primeira Igreja Batista em Rio Verde: Pastor José Carlos Crespo, Eva Bezerra dos Santos, Ednalva Bezerra dos Santos, Eli Carlos dos Santos, Ebenezer Carlos dos Santos, Dr. Vanderlaan José Álvares, Dunny Mir Álvares, João Pereira Araújo, Ester Costa, Noélia Campos Souza, José Moreira da Costa, Thelma Lima da Silva, Irany Inacia da Costa, Cristina Maria Rodrigues, Ariolina Chaves Mascarenhas, Odália Araújo de Souza, Lia Malcher, Idineth Assis Machado, Rute Júlio, Maria José da Silva, Sebastiana Maria das Neves, Joaquim Pereira dos Santos, Manoel Messias Almeida, Oscar Almeida Bonifácio, Nalginel Alves da Silva, Jugurta Chaves Mascarenhas, Cilene Chaves Mascarenhas, Cohtir Bastos, Ovídio Souza Campos, todos vindos da Primeira Igreja Batista de Jataí – GO. O nome escolhido para a igreja organizada foi Primeira Igreja Batista de Rio Verde.
PASTOR JOSÉ CARLOS CRESPO (1958 a 1970) - (Bíblia do Jubileu de Ouro - páginas 33 a 36)
O PRIMEIRO PASTOR E SUA VINDA PARA RIO VERDE
A convite do missionário James E. Musgrave Jr., então secretário da Junta Executiva da Convenção Batista Goiana, o Pastor José Carlos Crespo veio de Aracaju, Sergipe, onde pastoreava a Primeira Igreja daquela capital em 1959. Trouxe a esposa, Eva Bezerra dos Santos, e seus 12 filhos: Eliú, Eli, Esdras, Ebenézer (hoje pastor), Evaldo (hoje pastor), Elton, Eliel, Carlos, Edinalva, Edna, Elienai e Elvia.
Pastor Crespo e D. Eva adotaram a estratégia de visitar os lares próximos ao salão de cultos da congregação e, assim, foram se tornando conhecidos na cidade. Visitavam os enfermos e realizavam cultos periodicamente no Hospital Evangélico (hoje Hospital Presbiteriano Dr. Gordon). Como retribuição por esse trabalho, o Hospital Evangélico assistia a família do pastor, sem pagamentos. Ele foi professor de Inglês, Música, Canto Orfeônico e Moral e Cívica no Colégio Martins Borges.
Tão logo a Congregação se tornou igreja, foi idealizado por ele um “Livro de Ouro”, para registro de contribuições para a construção do primeiro templo da Igreja, na Avenida Presidente Vargas. Pouco tempo depois, o templo estava erguido e foi consagrado ao Senhor.
Sentindo a necessidade local, fundou nas dependências da igreja a Escola Primária Dr. Vanderlan José Álvares, em convênio com a Prefeitura Municipal, no primeiro mandato do Prefeito Eurico Veloso do Carmo. Centenas de alunos passaram por essa escola, que funcionou até o ano de 1969.
Sob seu ministério, foi organizada a Associação das Igrejas Batistas do Sudoeste Goiano, com as Igrejas de Jataí e Itumbiara.
Pastor Crespo e D. Eva ficaram em Rio Verde por 12 anos e, quando transferiram-se para a Igreja Batista do Jardim Novo Mundo, em Goiânia, a Igreja em Rio Verde já tinha cerca de 75 membros.
SUCESSORES NO MINISTÉRIO PASTORAL DA IGREJA (Bíblia do Jubileu de Ouro - páginas 37 a 42).
Pr. Benjamin Sales (1971 e 1972)
Pr. Edivaldo Alves Batista (1972 a 1975)
Pr. João Damásio (1975)
Pr. José Alvair Lemos Machado (1976 a 1978)
Pr. Miguel do Reis Cordeiro Neto (1978 a 1980)
Pr. Aroldo de Paiva Ayres (1981 a 1986)
Pr. Renato Cavalcante (1986 a 1988)
Pr. Antônio Nogueira de Carvalho (1989 a 2019)
Pr. Venâncio Ubirajara Lourenço Carneiro (2019...)
PASTOR ANTÔNIO NOGUEIRA DE CARVALHO (1989 a 2019) - (Bíblia do Jubileu de Ouro - Página 40-51, 54)
Casado com Luzinete Azevedo Nogueira, assumiu o pastorado da Igreja em 25 de fevereiro de 1989. Em seu longo e profícuo ministério, a igreja pôde experimentar um aumento substancial no seu rol de membros. Homem de oração, franco, verdadeiro, eminentemente bíblico, grande evangelista.
Preparou-se para melhor servir a Deus cursando a Faculdade de Psicologia da Fesurv (atual UniRV). Executou o projeto do Edifício de Educação Religiosa, com 3 andares, além do térreo, que serviu como salão de cultos na fase de construção do templo definitivo. O templo definitivo com frente para a Avenida Presidente Vargas, principal avenida da cidade foi construído, permitindo funcionamento no ano do Jubileu de Ouro da Igreja (2012).
A visão missionária do Pastor Carvalho levou a Igreja a abrir missões (congregações) em bairros de Rio Verde e em várias cidades do Sudoeste Goiano, dotando-as de templos e casas pastorais. Pastor Carvalho participou do programa “Momento de Paz” em uma estação de rádio na cidade. Fez várias viagens missionárias no exterior. Esteve na Aliança Batista Mundial em 1997 na Argentina, na África (Moçambique) em 1999, Iraque em 2010, Haiti em 2013 e Israel em 2019.
O Pastor Carvalho teve ao seu lado uma esposa dedicada, irmã Luzinete Azevedo Nogueira, engajada no trabalho da Igreja, dotada de uma excelente voz, regente dos corais e conjuntos da Igreja, descobridora de talentos musicais nos jovens e adolescentes da Igreja. Para assistir melhor aos membros, irmã Luzinete fez o curso de Técnica de Enfermagem e concluiu a faculdade de Enfermagem. Foi ordenada a Ministra de Música da Igreja e exerceu este ministério com muita dedicação por vários anos.
Pastor Carvalho e irmã Luzinete tiveram três filhos: Lidiane, também formada em Psicologia, casada com Felipe Damasceno; Lucas, fisioterapeuta e estudante de Medicina, casado com Poliana Carvalho; e Levi, o caçula, formado em Música na UFG. Os filhos são engajados no trabalho.
Ao sintetizar a história de 50 anos de uma igreja, registram-se momentos e fatos que ficaram na memória de uma maneira mais marcante ou presentes em documentação existente, mas lembramos também dos pequenos gestos e atitudes tomados por membros dedicados e anônimos, que os fizeram como dedicação ao Senhor, sabendo que o trabalho de cada um deles não é em vão no Senhor (1 Coríntios 15:58).
Assim tem sido, pela graça de Deus. Continuamos firmes aos princípios e propósitos do evangelho de Jesus Cristo até que Ele volte.
Após 50 anos de trabalho incansável, a PIEBRV mantém-se em pé, procurando atingir seu alvo principal: evangelizar todo o Sudoeste Goiano e abrir uma frente missionária (Missão) em cada cidade. Esse foi o slogan do pastor Carvalho durante o seu ministério em Rio Verde: “Um homem de Deus em cada cidade”.
ESTOU PRONTO 298 CANTOR CRISTÃO (482 – HCC)
(Hino preferido do Pr. Antônio Nogueira de Carvalho)
Nem sempre será pra o lugar que eu quiser
Que o Mestre me tem de mandar;
É tão grande a seara já a embranquecer,
A qual eu terei de ceifar!
Se, pois, a caminho que nunca segui,
A voz a chamar-me eu ouvir,
Direi: 'Meu Senhor, dirigido por ti,
Irei tua ordem cumprir.'
Eu quero fazer o que queres, Senhor;
Serei sustentado por ti,
E quero dizer o que queres, Senhor,
Que o servo teu deva dizer.
Eu sei que há palavras de amor e perdão
Que aos outros eu posso levar,
Porque nas estrelas dos vícios estão
Perdidos que devo ir buscar.
Senhor, se com tua presença real
Tu fores pra fortalecer,
Darei a mensagem de servo leal,
Farei, meu Senhor, meu dever.
Eu quero encontrar um obscuro lugar
Na seara do meu bom Senhor;
Enquanto for vivo, sim, vou trabalhar
Em prova do meu grato amor.
De ti meu sustento só dependerá;
Tu, pois, hás de me proteger;
A tua vontade, sim, minha será;
E eu pronto o que queres a ser.
“... Até aqui nos ajudou o Senhor.” (1 Samuel 7:12 b)
BREVE RELATO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS PASTORES E LÍDERES DA PIEBRV E DE NOSSAS MISSÕES (CONGREGAÇÕES), EM RIO VERDE, CIDADES VIZINHAS, SUL GOIANO, NORTE DO PIAUÍ E HAITI.
Pastor Carvalho, juntamente com a Primeira Igreja Evangélica Batista em Rio Verde, no período de 2013 a 2019, realizou várias viagens missionárias. A visão de Deus para a PIEBRV foi muito vasta, levando vários membros a se conscientizarem do valor da experiência espiritual que cada um adquire nessa missão.
Pastor Carvalho já havia participado de outras viagens, pelo Brasil e no exterior, por ocasião das reuniões das assembleias da CBB (Convenção Batista Brasileira), assim como da Aliança Batista Mundial. Foi ao Oriente Médio juntamente com o Irmão João Batista da Silva, Pr. João Frazão Parente e outros pastores. Quando foi ao Haiti, teve oportunidade de pregar nos cultos, sendo interpretado do português para o francês e para língua local, pelo jovem Ti Marc Jeudi, que expressou seu desejo de ser pastor e assim cumpriu. Pastor Carvalho, apoiado pelo irmão João Batista da Silva, trouxe Ti Marc Jeudi para Rio Verde, que realizou o sonho, estudando no seminário Teológico Batista Goiano – Campus Rio Verde. Após concluir o curso de Bacharel em Teologia e submetido ao concílio, sendo aprovado, foi ordenado e consagrado pastor, retornando à sua terra (Haiti), tornando-se Missionário da JMM (Junta de Missões Mundiais) e da PIEBRV.
CONGREGAÇÕES
Missões Em Rio Verde
Congregação no Jardim Presidente Rio Verde – GO
Congregação Batista no Bairro Promissão Rio Verde – GO
Congregação Batista no Parque das Gameleiras Rio Verde – GO
Congregação Batista no Jardim das Margaridas – GO
Congregação Batista no Jardim Helena Rio Verde - GO
Congregação Batista no Residencial Maranata Rio Verde – GO
Congregação Batista no Residencial Canaã Rio Verde – GO
Congregação Batista Céu Azul 1 Rio Verde – GO
Congregação Batista Bairro Santa Cruz Rio Verde – GO
Congregação Batista no Dom Miguel Rio Verde – GO
Congregação Batista no Bairro Vila Borges – GO
Missões no Sudoeste Goiano
Congregação Batista em Paranaiguara – GO
Congregação Batista em Santo Antônio da Barra – GO
Congregação Batista em São Simão – GO
Congregação Batista em Cachoeira Alta – GO
Congregação Batista em Quirinópolis – GO
Congregação Batista em Acreúna – GO
Congregação Batista em Paraúna – GO
Congregação Batista em Palmeiras de Goiás – GO
Congregação Batista em Caçu – GO
Congregação Batista em Itaguaçu – GO
Missões Além do Sudoeste Goiano
Congregação Batista em Joca Marques – PI
Congregação Batista no Morro do Chapéu – PI
Congregação Batista em Leogane – HAITI
ANO 2019 – SEQUÊNCIA HISTÓRICA DA PIB RIO VERDE RUMO AO JUBILEU DE DIAMANTE, 60 ANOS DE SERVIÇO À CAUSA DO MESTRE JESUS CRISTO (1962 – 2022)
“TODAVIA, NÃO ME IMPORTO, NEM CONSIDERO A MINHA VIDA DE VALOR ALGUM PARA MIM MESMO, SE TÃO SOMENTE PUDER TERMINAR A CORRIDA E COMPLETAR O MINISTÉRIO QUE O SENHOR JESUS ME CONFIOU, DE TESTEMUNHAR DO EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS”. Atos 20: 24 (Bíblia NVI – Sociedade Bíblica Internacional em parceria com a JMM. SP 2002).
Esse foi um dos textos preferidos do Pastor Carvalho durante sua vida ministerial. E um de seus hinos prediletos foi o “Eu quero fazer o que queres, Senhor”, 298 CC, 482 HCC.
O ano de 2019 foi um ano marcante pra todos, desde a família pastoral, a PIB e suas Missões filhas (congregações), para o Reino de Cristo, tanto em Rio Verde, como para o Sudoeste Goiano, ao norte de Goiás, (Palmeiras) onde temos uma filha, e de igual modo ao norte do PI, em Joca Marques e Morro do Chapéu, e também no outro mundo, no Haiti, em Leogane, onde Deus tem confirmado o Seu poder, e como o Evangelho de Jesus Cristo tem resgatado das mãos do inimigo vidas para o Céu.
Em janeiro, o irmão João Batista da Silva liderou mais uma equipe em outra viagem à Terra Santa, sonho do Pastor Carvalho (e outros irmãos), de conhecer Israel e vários lugares por onde Jesus andou. Sob a liderança espiritual e com um conhecimento extraordinário do pastor Luiz Sayão sobre a Bíblia e o Ministério de Jesus Cristo na terra, um bom grupo da Igreja foi edificado e fortalecido com essa experiência bendita, conhecimento histórico e bíblico, e com a comunhão entre os irmãos e amigos, sob a unção do servo de Deus, Pastor L. Sayão. Essa viagem durou duas semanas, o que valeu pra uma vida inteira. Conforme o relato de muitos da caravana, “foi uma viagem inesquecível”.
Em fevereiro, dia 25, Pastor Carvalho teve o privilégio e a grande alegria de completar, pela Graça de Deus, 30 anos de ministério pastoral na PIB Rio Verde, data que foi comemorada com um lindo e inspirativo Culto de gratidão ao Senhor por esse Jubileu de Pérola.
Esse ministério continuou com vários desafios e o sonho de ver “um homem de Deus em cada cidade” do Sudoeste Goiano, com uma igreja plantada ganhando vidas pra Cristo. Esse foi o alvo do pastor Carvalho e esta Igreja de Jesus sempre o apoiou.
Os meses se passaram e chegou o tempo (junho), em que nosso seminarista missionário, Donizete Pereira Xavier, em Joca Marques no Norte do PI, hoje Pastor, completou seu bacharelado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista em Teresina – PI, e, após ser aprovado no concílio pastoral examinatório, convidou o Pastor Carvalho para ser o pregador no Culto de Ordenação e Consagração ao Ministério Pastoral, ato que deixou pastor Carvalho muito satisfeito e realizado, pois essa vitória do pastor Donizete foi muito sofrida e fruto de muita oração, choro e prova de fé, resposta de Deus aos Seus servos.
O culto seria realizado na noite do dia 21 de junho no templo da nossa Missão em Joca Marques – PI, com a presença de vários pastores de Teresina e outros irmãos de igrejas coirmãs, visto que o pastor Donizete desfruta de um respeito na região e é bem conceituado como cristão. A viagem foi programada para o dia 20 de junho, saindo de Corrente – PI, e o pastor Carvalho contou com a companhia do irmão diácono Jonas Ferreira, sua irmã Badias e o esposo Atanilo, os quais gostariam muito de conhecer Corrente, cidade natal do pastor Carvalho, no Sul do Piauí, e de lá iriam juntos até Joca Marques, ao Norte, distância de mais de 2000 km por terra, saindo de Rio Verde até lá.
A viagem transcorreu muito bem de Rio Verde até Corrente, onde descansaram, conheceram o lugar onde o pastor Carvalho nasceu e desfrutaram das benesses de Deus sobre eles. Daqui de Rio Verde também saíram pra essa viagem os amados irmãos diáconos, João Batista, Vantuil e Marco Túlio, que foram enviados de Deus para darem suporte a uma tão longa viagem e com muitas surpresas. Na madrugada do dia 20 saíram de Corrente com destino à Joca Marques. Tudo ia muito bem, todos alegres e animados para chegarem a tempo de descansarem e se prepararem para o culto do dia 21 às 20 h, quando o Bel. Donizete realizaria o sonho da ordenação e consagração ao Ministério Pastoral.
Porém, Deus em sua infinita soberania e onipotência, não permitiu que Seus servos chegassem ao destino, pois num grave acidente com o carro que pastor Carvalho guiava, o Senhor da Vida recolheu Seus servos Jonas e o pastor Carvalho, com morte instantânea para os dois, porém preservou as vidas dos irmãos Atanilo e sua esposa Badias, que sofreram muito, mas foram testemunhas do agir do Senhor e de Sua Vontade inexplicável, porém, soberana, sem nenhuma dúvida. Citando o apóstolo Paulo,
“Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem compreendeu a mente do Senhor, ou quem foi seu conselheiro...? Porque Dele, e por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém”! Romanos 11: 33, 34 e 36. (Bíblia NVI).
E assim, Deus guiou os irmãos diáconos Marco Túlio, Vantuil e João Batista, que foram como “anjos” pra assistirem o casal Atanilo e Badias e providenciarem o recolhimento dos corpos do pastor Carvalho e do irmão Jonas. Após todo o processo médico-legal, os corpos de nossos irmãos voltaram para Corrente, onde foi realizado um Culto no Templo da PIB, com muita emoção e gratidão a Deus por suas vidas.
A viagem continuou de volta a Rio Verde, e o Bel, irmão Donizete, fez questão de ajudar ao motorista do carro fúnebre, revezando com ele os 1300 km até chegarem ao Templo da PIB em Rio Verde no dia 22, sábado pela manhã, e durante o dia e a noite foram realizados cultos de louvor e gratidão ao Senhor da Vida, sendo o mensageiro da noite o Pr. Fernando Brandão, nosso Executivo da JMN que nos trouxe uma mensagem inesquecível.
Uma multidão participou emocionada desse momento. Foi registrada a presença de vários pastores, missionários, seminaristas, ex-ovelhas do Pastor Carvalho em outras cidades, líderes de nossa denominação no Estado, como o secretário executivo da CBG, Pr. Samoel Martin, o presidente da OPBB, Pr. Adilson e outros pastores e irmãos queridos de várias igrejas em Rio Verde e de outras cidades .
Algo muito especial aconteceu nessa noite. Sob a direção do Espírito Santo de Deus, os pastores presentes foram orientados a formarem um concílio de Pastores e assim ordenarem e consagrarem ao Santo Ministério da Palavra, o fiel Bel. Irmão Donizete Pereira Xavier e, com o apoio de todos os pastores, foi feita a Oração Consagratória com a Imposição das Mãos pelo pastor Fernando Brandão. Nesse momento, o Bel. Donizete recebeu o título digno de Pastor Donizete. Esse ato sagrado foi registrado em ata e oficializado na PIB em Rio Verde. Tal momento sublime causou tremenda comoção e, ao mesmo tempo, muita alegria, pois Jesus Cristo, o Filho, foi exaltado e Deus, o Pai, foi glorificado.
O sepultamento dos corpos deu-se no domingo, 23 de junho, após o Culto de despedida do irmão Diácono Jonas e do Pastor Carvalho.
A PIB em Rio Verde continuou firme, graças a Deus, sob a direção do 1º Vice-presidente Pr. Venâncio Ubirajara Lourenço Carneiro, que se tornou pastor interino. Após toda a experiência vivida, esse ano prosseguiu com a direção de Deus sobre a PIB, e no mês de setembro a igreja iniciou o processo da sucessão pastoral. Uma comissão foi formada e o irmão João Batista foi escolhido para ser o relator, cargo que cumpriu com muita sabedoria, humildade, firmeza e total dependência do Senhor. Chegamos ao final confirmando e desfrutando da fidelidade e o cuidado do Senhor sobre Seu rebanho.
O ano de 2020 chegou e a Igreja celebrou seus 58 anos de pregação do Evangelho de Jesus Cristo, sempre ganhando almas e se fortalecendo na graça e no conhecimento da Palavra sob a direção do pastor interino.
Mas como todo o planeta Terra foi surpreendido com a contaminação pandêmica do Covid-19, em março os templos foram forçados, por obediência aos governos, a fecharem suas portas e assim ficamos por vários períodos sofrendo restrições quanto à presença de todos os irmãos aos cultos (quando nos é permitido ir ao templo). Mesmo assim a igreja ficou firme, com cultos on-line e, quando possível, cultos presenciais, sendo fiel a Deus em seu propósito.
Nesse ínterim, a Igreja, após orar, esperar e confirmar a vontade do Senhor, escolheu por maioria de votos, o Pastor Venâncio para ser Titular, após 8 meses como interino, e, com a Diretoria já formada, foi empossado. Assim nos unimos cada vez mais, mesmo sob a prova de fé que o Senhor nos permitiu atravessar e vamos vencendo e avançando, ganhando almas para Cristo e para a glória de Deus.
Temos hoje como nossos líderes na fé, Venâncio Ubirajara Lourenço Carneiro, como pastor titular, o diácono irmão Edinaldo Nogueira como 1º vice-presidente, a diaconisa irmã Zuleika Camilo de Souza Alves como 2ª vice, Pastor Rodrigo Vasconcelos, Educador Cristão, Pastor Dionísio Lander, pastor de jovens e Levi Nogueira como Ministro de Música. Ainda contamos com pastores, missionários, seminaristas e líderes em nossas igrejas filhas, já organizadas, e as missões, ainda congregações, as quais procuram viver e cumprir o alvo missionário da Igreja sede.
Contamos também com o Campus do STBG em Rio Verde, que muito tem contribuído para o avanço da Causa, formando pastores, educadores e líderes capacitados para toda a boa obra. Findamos o ano com muitas vitórias e a fé sempre firmada nas promessas de Jesus.
Chegamos em 2021 cientes dos desafios e alvos a serem alcançados como Igreja sede e congregações (missões) filhas para esse ano. Não tem sido fácil, mas o Bom Pastor Jesus Cristo continua fiel e tem orientado e sustentado Seu rebanho.
A pandemia do Covid-19 continua ceifando vidas, causando medo, terror e a todo momento somos provados. Muitos servos de Deus já partiram e nós estamos à mercê da Vontade soberana do Senhor. Estamos centrados neste ano no preparo para o nosso Jubileu de Diamante, 60 anos de Serviços santos para o Mestre Jesus Cristo no ano 2022, conforme o Senhor nos permitir. Além das comemorações do Jubileu, nos preparamos para receber a 77ª Assembleia da Convenção Batista Goiana. Confiamos e esperamos no Senhor que “Tudo Ele fará” e Sua glória será contemplada.
A PIB conta hoje com três Igrejas filhas organizadas, a SIB no Bairro Popular, a PIBAM (1ª Igreja Batista em Montividiu – GO) e a Igreja Batista Jardim Rio Claro em Jataí GO.
3 PEPES, Bairro Dom Miguel, Acreúna e Santo Antônio da Barra.
11 Missões em bairros e vilas da cidade, 9 em cidades vizinhas, 1 no Norte de GO, 2 no Norte do PI e 1 em Leogane, no Haiti.
A nossa UHMBG realiza semanalmente um trabalho maravilhoso de evangelização com os homens caminhoneiros e alguns comerciantes em Rio Verde. De fato, a PIB Rio Verde é uma Agência Missionária do Senhor.
E assim a Igreja de Jesus caminha unida fazendo Missões, “Do outro lado da rua, do outro lado do mundo”.
Temos como tema da Campanha de Missões Estaduais para 2021: “UNIDOS PELO AMOR, PROCLAMEMOS CRISTO EM GOIÁS”.
Pastor Carvalho sempre foi um evangelista nato. Usou vários meios para falar de Cristo e de sua experiência de conversão aos que lhe rodeavam. Por onde passou, abriu frentes missionárias e plantou igrejas. A nossa JMN, há muitos anos, apresentou um tema para a campanha missionária que ampliou e solidificou mais ainda o ardor missionário no coração do Pr. Carvalho: “UM HOMEM DE DEUS EM CADA CIDADE”. Esse tema produziu em seu coração algo extraordinário que o fez ultrapassar fronteiras e seus limites humanos. Desde seminarista, revelou-se um missionário. Em Recife, em bairros bem pobres, violentos e carentes do Evangelho, demonstrou fé e coragem para evangelizar e, assim, ganhou vidas para Jesus.
Ao chegar em Rio Verde – GO, após uns meses conhecendo os membros da Igreja, visitando-os e, ao pesquisar e estudar a história da PIB, conhecer alguns pontos de pregação e as congregações em duas cidades vizinhas, Montividiu e Quirinópolis, a chama missionária ardia mais ainda em seu interior e a partir de então, iniciou suas viagens, visitando as cidades próximas. Cada vez que ia à Goiânia e voltava para Rio Verde, passava em Acreúna, estacionava o carro na entrada da cidade (ainda bem pequena e calma), orava chorando, pedindo ao Senhor para a PIB ter condições de abrir uma frente missionária nessa cidade e em Santo Antônio da Barra.
Hoje temos nossas Missões nas duas cidades e cada uma já tem pontos de pregação em vários lugares, graças a Deus.
A vinda do pastor Carvalho para Rio Verde foi sem dúvida a realização de um sonho que ele teve. Sonhou que ao chegar, viu um rio que inundava a cidade destruía o templo onde a Igreja se reunia. Ficou muito apreensivo com o sonho e sempre se questionava com Deus sobre isso. Os anos se passaram e Deus, com Seu imenso poder, usando seu servo, levou a PIB Rio Verde a construir o prédio de Educação Cristã, com três andares, a demolir o antigo templo e, pela graça de Deus, com a união dos membros e muita fé, dedicação, fidelidade e total dependência do Senhor, construiu o novo templo, que era o sonho da igreja. O pastor Carvalho finalmente entendeu o que havia sonhado anos atrás.
Hoje a Primeira Igreja Evangélica Batista em Rio Verde dedica todo esse monumento, patrimônio adquirido pela fé, como a realização dedos Cultos de Louvor e Adoração a Deus, Pregação do Evangelho de Jesus Cristo, Estudo da Palavra, Comunhão e Oração, realização de eventos cristãos como Assembleias da CBG (Convenção Batista Goiana), Congressos, Cultos de Formaturas, e serve como sede para o Campus do nosso STBG, que tem formado vários pastores em nossa região, sido ordenados e consagrados ao Ministério da Palavra, tanto no sudoeste goiano e em outros lugares do Estado, no Brasil e no Haiti. Nesses tempos, quando a PIEBRV completa 60 anos de Pregação do Evangelho de Cristo e comemora com muita gratidão o Jubileu de Diamante, está bem próximo de cumprir o desafio lançado há dez anos atrás, no Culto de celebração do Jubileu de Ouro, em janeiro de 2012, pelo pastor Fernando Brandão, Executivo da nossa JMN, quando, em seu sermão de aniversário, desafiou a igreja a atingir o alvo das 10/60 (sessenta missões filhas em dez anos) até o Culto pelo Jubileu de Diamante, em janeiro de 2022. Pastor Carvalho aceitou o desafio espiritual, sob a direção do Espírito Santo.
Até então, junto com a Igreja, já contamos com três igrejas filhas organizadas e com seus frutos, com implantação de vários PEPES, com várias Missões (congregações), além dos Pontos de Pregação e já temos mais de 50 filhas espalhadas na cidade de Rio Verde, cidades vizinhas no sudoeste goiano, em cidades de outra região, como Palmeiras de Goiás, Norte do Piauí, em Joca Marques e Morro do Chapéu, e em Leogane, no Haiti; sem contar os pastores e missionários formados pelo Campus Rio Verde no nosso STBG. AO SENHOR TODA HONRA, LOUVOR E GLÓRIA!
Deus, em sua Presciência, Soberania, Onipotência e Plena Sabedoria, não permitiu ao seu servo Pastor Carvalho contemplar presencialmente a realização do seu sonho, “Um Homem de Deus em cada cidade do Sudoeste Goiano”, mas, como não é necessário, nem obrigatoriamente essencial “ver para crer” e, sim, visualizar tão somente pela fé, aprouve ao Senhor levá-lo para Si e permitir que Sua Igreja continue sonhando os sonhos de Deus e realizando-os, em plena confiança, fé e esperança, trabalhando com dedicação e fidelidade.
Atualmente, após mais de dois anos da passagem do pastor Carvalho para estar com o Senhor, Pastor Venâncio Carneiro e outros dois pastores integrantes da Equipe Pastoral na Igreja Sede, Pastor Dionísio Lander (Juventude e Auxílio na Gestão) e Pastor Rodrigo Vasconcelos (Educação Cristã), além dos Pastores e Seminaristas que dirigem as nossas missões filhas, PEPES e grupos familiares, trabalham em cooperação, junto com a equipe maravilhosa que compõe a Diretoria Central e os membros fiéis que lideram ou integram diversos Ministérios e Departamentos. A PIEBRV, Igreja de Jesus, avança em passos largos, firmes na Palavra, anunciando que Jesus Cristo é o Salvador, “Do outro lado da rua e do outro lado do mundo”, até que Ele volte para buscar Sua Igreja.
Atualmente, sob a liderança do Pastor Venâncio Ubirajara Lourenço Carneiro, casado com Eli Guimarães, pai de Matheus Bastos Carneiro, a PIEBRV se mantém firme dentro dos propósitos de Deus, seguindo com amor, submissão e dedicação com trabalho incansável, cumprindo a ordem do Mestre nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Encerramos esse simples e inspirativo relato, com o agir maravilhoso de Deus, nesse último domingo (27/06/2021), quando esta igreja amada e preciosa teve a alegria imensa de ver o fruto do trabalho evangelístico e dos nossos discipuladores, que mesmo em pandemia (Covid-19), investiram em ganhar vidas para Cristo. Pastor Venâncio batizou 28 irmãos que se converteram e publicaram sua fé através da obediência e do batismo.
Nossas congregações também realizaram batismos nesse período, com cultos e programas on-line, através dos quais Deus mostrou Seu poder e Sua graça e, com a mensagem do evangelho de Cristo, alcançamos muitas vidas para o céu.
A PIEB em Rio Verde louva a Deus pela visão dada à PIB em Goiânia, desde os idos de 1960, por ter assistido, quando ainda congregação, e à PIB em Jataí por ser a Igreja organizadora desta agência do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Somos gratos a Deus, pelas vidas preciosas dos irmãos Cohtir Bastos, vice-moderador emérito, Dr. Paulo de Tárcio Alvares, conselheiro emérito, e a todos os pastores e líderes pela dedicação a essa Igreja.
A Ele toda Honra, Glória e Louvor, hoje e para sempre. Amém!